3 podcasts que todos os Assistentes Virtuais devem ouvir

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin


Aprender de forma contínua, com podcasts

Se há algo que caracteriza o trabalho de um assistente virtual é a necessidade de aprender, de conhecer as novas tendências dentro da nossa área de atuação, explorar novas ferramentas e, claro, de aprender como posicionar e gerir o nosso negócio da forma mais eficaz.

Eu tenho o hábito de listar as competências que quero desenvolver e de procurar formações que vão preenchendo essas necessidades, de acordo com as minhas prioridades. Mas, convenhamos, se esperarmos sempre pelas formações e nos fecharmos a tudo o que acontece à nossa volta e que também nos permite aprender e evoluir, vamos desenvolver-nos a um ritmo lento.

Os podcasts têm sido para mim uma extraordinária forma de desenvolvimento. Não, não é igual a uma formação. Não tem nada a ver tão pouco. Mas permitem-me familiarizar com os temas, ouvir case studies, compreender a aplicação de vários conceitos que vou tendo e com os quais, muitas vezes, não trabalho diretamente.

Por isso, selecionei três podcasts onde é possível aprender mais, construir (e até desconstruir) conceitos e compreender o incrível mundo tecnológico no qual estamos inseridos e que, ao mesmo tempo é tão amplo que só lhe vemos uma pequena fatia.

Online Marketing Made Easy

O podcast da Amy Porterfield foi um dos primeiros podcasts que ouvi. Mesmo para quem, como eu, não domina o inglês, é fácil de acompanhar.

Aquilo que me chamou à atenção nestes podcasts é que sempre, ou quase sempre, a Amy traz um convidado e juntos apresentam um case study. Vemos claramente como estratégias de marketing funcionam em diferentes negócios, compreendemos qual a adaptação que o empreendedor fez, que extra fez toda a diferença para o seu público e, sem dúvida, que acabamos por ficar com um milhão de ideias para “explorar um dia”.

Neste podcast também há muitas referências aos produtos que a Amy vende e até mesmo algumas partilhas mais focadas na forma como a própria Amy gere o seu negócio.

Se ainda não conheces este podcast, acompanha aqui.

Escribir para Vender

Ainda relacionado com marketing, eu cá sou apaixonada por escrita. Acredito no incrível potencial que escrever tem, seja em blog, seja em newsletter, em redes sociais ou em anúncios e aprendi há muito que a escrita tem de ser adaptada ao nosso objetivo (e ao local para onde estamos a escrever).

Não sou copywriter ou criadora de conteúdo, mas tenho um “bichinho” cá dentro que adora explorar a escrita. 

Sou fã da Maiider Tomasena, uma empreendedora espanhola, criadora da Escuela del Copywriting e que partilha dicas incríveis em todas as plataformas em que está! No podcast dá pequenas dicas, em episódios express que não me canso de ouvir e o foco é sempre o mesmo: otimizar a escrita para vender.

Recomendo este podcast, mesmo para quem ainda sente preconceito ou receios com as vendas. Até porque, como irão ver, até sobre a página “Sobre mim” de um website a Maider fala e na prática, sim, no website (ou no LinkedIn) também queremos vender!

Clica aqui para ouvir este podcast.

O podcast do Tiago Faria

Mentia se dissesse que ouço sempre os episódios do Tiago. Não ouço. Ouço esporadicamente e posso dizer que vale a pena!

Neste podcast o Tiago convida empreendedores para falarem sobre vários temas, desde contabilidade, redes sociais, marketing, inteligência emocional e outros temas relacionados. É também a oportunidade de ouvir histórias de empreendedores e conhecer alguns casos de estudo.

A promessa do Tiago chama à atenção só por si. Ele diz que neste podcast encontras “o essencial para tornar a empresa sustentável e recompensador”. Há algum empreendedor que não queira atingir esses objetivos?

O Podcast do Tiago Faria está disponível aqui.

Por aqui, gosto de ouvir podcasts pela manhã, quando cozinho e em momentos em que me falta inspiração. Agora, estou curiosa: que podcasts ouves e o que procuras num podcast? Deixa a tua resposta nos comentários, vamos adorar conhecer as vossas preferências!