3 fatores que deves controlar no teu negócio (para o teu negócio não te controlar a ti)

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quer estejas a começar a trabalhar por conta própria, quer tenhas já vários clientes e projetos em andamento, já deves ter reparado que o trabalho, se não tiveres cuidado, pode dar cabo da tua vida privada, e, paradoxalmente, da tua produtividade.

Se fores como nós, que adoramos o que fazemos, também terás dificuldade em desligar e dar atenção às outras facetas da tua vida. Por isso é fundamental estabelecermos de antemão os limites do nosso negócio e as regras do jogo.

Neste breve post partilho 3 fatores que deves controlar para que o teu negócio não te controle a ti!

1. OS TEUS HORÁRIOS

No início da semana, ou preferivelmente a semana anterior, escolhe quando trabalhas e quando não. Bloqueia as horas para cada atividade, incluídas as da vida pessoal (tempo para família, desporto, etc.). Define os teus horários claramente: que dias trabalhas para que clientes, se tiveres vários. Escolhe quantas horas dedicas ao teu marketing, à tua formação, à contabilidade. Estabelece dias para fazer reporting e comunicar com as equipas. Lembra-te de dar-te tempo para mudar de atividade. 

Sobretudo, define quando não trabalhas!

2. OS TEUS OBJETIVOS

Define metas realistas. Não é por querer fazer mais que de facto conseguimos fazer mais. Quando delimitamos o tempo necessário a cada tarefa e conseguimos visualizá-lo (num calendário online ou num caderno), não haverá mais desculpas para não concluirmos o trabalho. É muito importante fazermos algum tipo de “check” que nos dê a sensação de trabalho acabado (pode ser riscar da lista, mudar de cor, ou de etiqueta se trabalharmos com algum software de gestão de projetos).

3. A TUA COMUNICAÇÃO

É difícil fazer, mas é muito produtivo: desligar chats, Slack, Whatsapp, e todo tipo de notificações que nos distraem constantemente. Deixa o telefone como meio de comunicação “de último recurso”. Define com os teus clientes a que horas respondes emails, a que horas podes atender telefonemas ou ter reuniões. Se trabalhares em equipa, define com os outros membros as melhores horas para comunicarem.

Se conseguires definir e controlar estes 3 fatores, vais aumentar a tua produtividade, ganhar clareza sobre o teu trabalho e ainda respeitabilidade pelo modo em que geres o teu tempo…

Agora que és dona do teu negócio, quem manda aqui, hã? 😉