10 atitudes mentais para um dia de trabalho altamente produtivo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Acordas sem vontade de trabalhar? 

Já deves ter sentido a sensação milhares de vezes: toca o despertador, só queres dormir, de repente lembras-te de todo o trabalho que tens pela frente… 

Um cliente que não sabe o que quer, um relatório que nunca mais acabas porque te aborrece, uma tarefa encalhada nas mãos de terceiros que tens de ser tu a desencalhar, um projeto novo e desafiante que aceitaste há dias mas não sabes por onde lhe pegar…

Com tudo isto em mente, dá-te preguiça sair da cama. De repente encontras dezenas de desculpas para adiar o momento de sentar-te a trabalhar, e corres o risco de que na tua batalha mental a inércia de ficar nos lençóis seja mais forte do que tu.

Saltar da cama para viver o teu sonho?

10 atitudes mentais para um dia de trabalho altamente produtivo

Mesmo gostando muito do que se faz, o mítico “saltar da cama de manhã, cheio de energia e vontade, para viver o teu sonho” é uma conquista de muito poucos, um privilégio mais do que merecido e muito trabalhado durante anos para que acontecesse. Como fazem essas pessoas? Diria que a primeira das atitudes é que amam aquilo que fazem e fazem aquilo que amam. Depois é a aplicação de técnicas de autogestão que cada um de ir testando segundo a sua vida e circunstâncias.

9 atitudes (mais uma) para um dia altamente produtivo

Na crónica de hoje quero partilhar algumas atitudes que funcionam comigo na hora de me preparar mentalmente para um dia de trabalho altamente produtivo e satisfatório.

É claro que há outros comportamentos importantes para aumentar a produtividade — tais como respeitarmos religiosamente as horas de sono, a hidratação do nosso corpo, fazermos pausas frequentes ou praticarmos desporto com frequência. Mas não é deles que falamos hoje.

Bons hábitos encadeados

Ao leres esta lista, poderão parecer muitas atitudes a ter em conta, mas não te assustes: Consegues fazê-las todas em 15 minutos e o resultado vale a pena. Se puderes, tenta pô-las em prática de forma encadeada, seguindo o método de “empilhar hábitos”. A ordem poderá ser outra que fizer mais sentido para ti. Vais ver que consegues fazer tudo de uma forma natural e leve. Vamos a isso!

  1. Pensa no teu Porquê. Na Academia já falámos várias vezes sobre a importância do Porquê. Poderás pensar no dinheiro no fim do mês ou nas próximas férias, mas eu convido-te a pensares antes na Missão do teu projeto. Se não tiveres uma, aconselho a pensares e desenvolveres, uma vez que, se for elaborada à medida dos teus sonhos, ser-te-á uma tábua de salvação em momentos de dúvida, preguiça ou desmotivação, como pode ser, por exemplo, o alarme do despertador a tocar.
  2. Respira e observa como te sentes, sem julgamentos. Ser consciente do teu corpo (relaxamento, dores musculares, frio ou calor, etc.), traz-te de volta à terra desde o mundo dos sonhos. E isso prepara-te para meter mãos na massa.
  3. Escreve num caderno. Eu gosto de deixar registados os meus sentimentos, fazer uma pequena retrospetiva acerca do dia de ontem, e uma breve perspetiva sobre o dia de hoje, quer em termos pessoais e profissionais. Desta forma consigo ver o caminho andado e estabeleço as bases para o planeamento do dia com base naquilo que é importante, não apenas o que é urgente.
  4. Agradece o que és e tens, e reconhece o que já criaste e conquistaste. A gratidão, entre muitos outros benefícios, deixa-nos mais bem dispostos! Tens sorte de estar vivo, não tens?
  5. Saboreia antecipadamente as tuas recompensas do trabalho (equilíbrio, dinheiro, reconhecimento, liberdade) e como vais celebrar o teu esforço quando terminares de trabalhar hoje (um passeio, um bom livro, um jantar especial, etc.).
  6. Planeia o dia – da forma que te der mais jeito. Podes usar um caderno ou uma aplicação; podes escrever apenas numa lista de afazeres, podes organizar por cliente, por tipo tarefa, ou por blocos de horas… o tempo é o teu aliado e é o teu produto: usa-o da melhor maneira possível para um dia de trabalho altamente produtivo.
  7. Estabelece objetivos para o dia: escolhe as tarefas que indefectivelmente têm de ficar feitas. A literatura de negócios muitas vezes recomenda escolhermos três tarefas, mas na verdade depende de cada negócio. Um Assistente Virtual pode executar três tarefas importantes numa hora, ou concluir 3 projetos grandes num mês… Não há certo o errado, a ideia é seres o mais conciso e realista possível sobre as tuas conquistas diárias.
  8. Começa pela tarefa mais difícil! Pessoalmente esta atitude custa-me muito. Como costumo acordar mal disposta (tem a ver com o meu biorritmo), gosto de começar com tarefas leves para ganhar embalo e dar tempo ao meu cérebro a acordar e a cafeína a fazer efeito. Contudo, de tempos a tempos vejo-me obrigada a executar as tarefas mais desafiantes logo de manhã e na verdade a sensação de termos cumprido com o dever logo nas primeiras horas é sensacional. 
  9. Dispõe tudo o que vais precisar à tua volta. Uma garrafa de água, caderno e caneta, telemóvel, carregadores, almofadas, etc. É um ato físico mas tem um efeito mental de preparação e de que agora nada pode falhar! 
  10. Volta ao ponto 1: Lembra-te do teu porquê, começa a trabalhar e simplesmente BRILHA! Dá o teu melhor. Mostra ao mundo e aos teus clientes de que massa és feito. Demonstra-te que trabalhar com paixão devolve melhores resultados do que fazê-lo contra a tua própria vontade. 

Acredito que começarmos o trabalho com propósito, consciência e paixão é meio caminho andado para um dia de trabalho altamente produtivo e bem sucedido. E, claro, muitos dias assim são a base para uma vida profissional feliz, projetos de sucesso e para poderes saltar da cama para viver o teu sonho! E tu, também acreditas?